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Sistema Controle de Produção (para pequena empresa)

Olá, pessoal! Hoje vamos mostrar a vocês o módulo de controle de produção do nosso sistema de gestão online, explicando o seu principal objetivo.

Trouxemos aqui, como exemplo de produto, a fabricação de um dispenser de álcool em gel. Além disso, temos mais 4 componentes: o acionador, a mola, o tubo e o corpo. Em outras palavras, o objetivo desse módulo é realizar a baixa dos componentes a partir da fabricação de um produto final.

Controle-de-produção-dispenser

Em primeiro lugar, para o controle de produção, com o dispenser já cadastrado, percebemos uma particularidade: o seu “Tipo de uso” está definido para “Produto final (produção)”. Também adicionamos um preço simbólico de custo e de venda, salvando logo em seguida. Os demais componentes estão organizados como “Matéria-prima”. Existe ainda uma coluna que demonstra a quantidade em estoque destes

Cadastro-de-Produto

Iremos cadastrar a mola, que acabou faltando. Em “Novo”, nomeamos o produto, podendo acrescentar informações como dados fiscais e imagem. Seu tipo de uso será matéria-prima, com custo de R$ 1, estoque de 100 unidades e com o mínimo de 20. Com ela salva, já conseguimos montar a composição.

Seguimos para o módulo de Produção, onde estão as ordens de produção, que podem ser abertas manualmente, e a guia para composição, que serve para montar a estrutura desse produto. Clicando em “Novo”, falamos para o sistema qual o produto a ser produzido, ou seja, o dispenser de álcool em gel. Temos ainda a possibilidade de escrever uma Observação.

Nova-produção

Trabalhando com o Controle de Produção

Para iniciarmos a produção, vamos em Componentes e buscamos os itens que a compõem, indicando a quantidade utilizada para fazer uma unidade. Faremos isso com os quatro componentes. Assim, conforme são adicionados, você pode perceber que o sistema traz o custo total para a fabricação do dispenser, da mesma maneira que é possível visualizar o preço sugerido para o seu produto final. Além disso, você pode estar anexando um arquivo, como um roteiro de produção ou outro documento.

Componentes-para-produção

Por conseguinte, conseguimos adicionar uma ordem de produção manualmente ou em “Vendas”, buscando um cliente e o produto. Nesse sentido, venderemos 10 unidades e salvamos essa venda. Ao abri-la novamente, você poderá selecionar “Gerar produção”, confirmando a ação. O sistema mostrará o produto, os insumos e a quantidade a serem utilizados, vinculando a palavra-chave, que é o número dessa venda. Aqui, temos montada a ordem de produção, incluindo a viabilidade de definir se está aberta ou concluída.

Ordem-de-produção-em-Vendas

Com ela salva, vemos a numeração para a ordem de produção, o status (aberta ou concluída) e o custo para a fabricação desse item. Se você clicar nela novamente, verá a opção de imprimi-la, sendo que, nesta folha, terá o logo da sua empresa e as informações referentes à venda. Também é possível ocultar o preço, se achar necessário. Podemos, ainda, gerar compras de componentes para a manufatura, supondo que não estejam no estoque.

Alteramos o status de aberta para concluída e salvamos mais uma vez. O sistema vai perguntar se queremos fazer o ajuste de preço do produto final, o que iremos ignorar por enquanto. Seguindo para “Produtos”, note que o estoque continua zerado, pois já tínhamos um empenho de 10 vendas, saindo 10 unidades e consumindo o mesmo de cada insumo.

Situação-em-Produtos

Lidando com estoque

Digamos que a gente queira abrir direto a ordem de produção, sem vincular a um pedido. Para tal, vamos para a respectiva aba, iniciamos uma nova produção de dispenser e colocamos 15 unidades; o sistema já trouxe o produto e seus componentes. Salvamos e mudamos de aberta para concluída. Portanto, ao irmos para Produtos, veremos um saldo gerado para o estoque de 15 unidades, pois não temos nenhuma venda consumindo-as e realizando a baixa dos componentes. Então, esse é o objetivo do nosso módulo de controle de produção. Muito obrigado pela leitura!

Gerando-para-o-estoque